Dos meus dias

Viver consiste em construir recordações futuras. (Ernesto Sábato)

A minha pátria é a língua portuguesa*

1 Comentário

Noticia o Público de hoje que, este ano, nos exames do 12º Ano, os Alunos saíram-se pior a Português do que a Matemática, sendo a média nacional de 10,1. Para mim a notícia não tem nada de surpreendente e creio mesmo que o insucesso em muitas áreas (incluindo a Matemática) resulta do fraco domínio da Língua Portuguesa. (Muitos alunos têm um vocabulário reduzido e não sabem interpretar enunciados. Relativamente a uma prova em concreto que dei este ano, aconteceu, mais do que uma vez, ter de perguntar se sabiam o significado de “sub” na expressão “subaproveitamento”, tendo a resposta sido um silêncio embaraçador.)

Não sou professora de Português, nem esta é minha área, mas acho que todos devemos fazer um esforço no sentido de tratar melhor da nossa “pátria”.  Ler mais pode ser uma das soluções, mas quando encontro coisas como esta a minha fé fica um pouco abalada.

E pronto. Hoje deu-me para a intelectualidade.

Agora vou voltar para o meu projecto e deixar amadurecer os exames e trabalhos que se amontoam  na secretária. Não estou com disposição para mais atentados à nossa língua.

*Fernando Pessoa

Adenda: 1:45 do dia 10. Vi agora que o título da notícia no site do Público foi corrigido. Errar é humano, mas há circunstâncias em que os cuidados em evitar o erro deviam ser redobrados.

Anúncios

One thought on “A minha pátria é a língua portuguesa*

  1. Ai, até dói! :\

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s